GAMES 4U

Por um escritor misterioso
Last updated 26 dezembro 2024
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Continuando a s&eacute;rie sobre os 20 cl&aacute;ssicos da era de ouro dos jogos de luta, confira agora as posi&ccedil;&otilde;es de 11 a 20:<p/><u><strong>11. THE KING OF FIGHTERS 94</strong></u><br>Plataformas: Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, PlayStation 2<br>Editora: SNK<br>Lan&ccedil;amento: 1994<br><em>The King of Fighters</em> foi durante algum tempo o maior jogo de luta dos anos 1990. Era um game composto por diversos lutadores de outros t&iacute;tulos da SNK, como <em>Art of Fighting </em>e <em>Fatal Fury</em>, al&eacute;m de personagens in&eacute;ditos. O sistema de trio era novidade e agradou bastante ao p&uacute;blico. Os times eram separados por pa&iacute;ses e s&oacute; era poss&iacute;vel escolher os trios prontos, n&atilde;o sendo permitido selecionar tr&ecirc;s lutadores aleat&oacute;rios. Os gr&aacute;ficos eram muito bons e a trilha sonora excelente. A jogabilidade tamb&eacute;m era boa.<p/><u><strong>12. TEKKEN</strong></u><br>Plataformas: Arcade, PlayStation<br>Editora: Namco<br>Lan&ccedil;amento: 1994<br><em>Tekken </em>foi a resposta da Namco ao <em>Virtua Fighter,</em> da Sega. Foi um dos primeiros games de luta 3D e apresentava um visual um pouco mais refinado do que o seu concorrente, al&eacute;m de mais personagens jog&aacute;veis. Os controles eram de quatro bot&otilde;es, sendo dois para soco e dois para chute. A defesa era executada colocando o direcional para tr&aacute;s. Na vers&atilde;o para PlayStation, lan&ccedil;ada no ano seguinte, a Namco habilitou a op&ccedil;&atilde;o de desbloquear os sub-chefes, ao terminar o game. Teve v&aacute;rias sequ&ecirc;ncias, que duram at&eacute; hoje.<p/><u><strong>13. THE KING OF FIGHTERS 95</strong></u><br>Plataformas: Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, PlayStation 2, Sega Saturn, Playstation, PlayStation 2, Game Boy<br>Editora: SNK<br>Lan&ccedil;amento: 1995<br>O game apresentou leves melhorias em rela&ccedil;&atilde;o ao anterior, com jogabilidade mais leve, novos personagens, cen&aacute;rios e trilha sonora. Mas a maior novidade ficou por conta da possibilidade de o jogador poder montar seu pr&oacute;prio time e n&atilde;o mais ficar preso aos grupos prontos de antes. Isso possibilitou in&uacute;mera combina&ccedil;&otilde;es de trios, levando o game a ser um dos melhores de luta do ano. Os gr&aacute;ficos mantiveram a boa qualidade. A trilha sonora, principalmente no Neo Geo CD, era excelente.<p/><u><strong>14. SAMURAI SHODOWN 3</strong></u><br>Plataformas: Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, PlayStation, Sega Saturn<br>Editora: SNK<br>Lan&ccedil;amento: 1995<br>O terceiro game da s&eacute;rie trouxe gr&aacute;ficos melhorados, novos personagens e novo enredo. Havia 14 personagens, novos cen&aacute;rios e a trilha sonora mantinha a mesma qualidade da s&eacute;rie. Os novos personagens eram mais carism&aacute;ticos, enquanto outros - como Earthquake, Cham Cham e Genan Shiranui - foram descartados. O simp&aacute;tico velhinho Nicotine deu lugar ao seu neto, Gaira. Enquanto isso, velhos conhecidos como Hahomaru e Genjuro continuavam l&aacute;. O novo chef&atilde;o desta vez era Zankuro Minakuki, um forte samurai.&nbsp;&nbsp;&nbsp;<p/><u><strong>15. TEKKEN 3</strong></u><br>Plataformas: Arcade, PlayStation<br>Editora: Namco<br>Lan&ccedil;amento: 1996<br><em>Tekken 3 </em>foi considerado o melhor jogo de luta do PlayStation e &eacute; considerado o melhor da s&eacute;rie at&eacute; hoje. Tinha 14 novos personagens com jogabilidade melhorada e maior velocidade. Era um game bem equilibrado, ou seja, n&atilde;o existia um personagem que se sobressa&iacute;a em rela&ccedil;&atilde;o aos demais. Voc&ecirc; poderia se tornar um &oacute;timo jogador com qualquer personagem, bastava praticar. As possibilidades de combos eram enormes, sendo muito dif&iacute;cil se especializar em mais de um personagem. Atualmente est&aacute; dispon&iacute;vel na PS Store.<p/><u><strong>16. SOUL EDGE</strong></u><br>Plataformas: Arcade, PlayStation<br>Editora: Namco<br>Lan&ccedil;amento: 1996<br>Este foi um dos primeiros games de luta 3D que fazia uso de armas. Cada personagem tinha um estilo de luta diferente compat&iacute;vel com a arma que estava empunhando. E o legal &eacute; que, dependendo do tipo de arma, os personagens se tornavam mais lentos ou mais &aacute;geis: quem utilizava um nunchaku, por exemplo, era mais r&aacute;pido do que quem utilizava um machado grande. Graficamente, o jogo era muito bonito e havia 15 personagens no total.<p/><u><strong>17. ART OF FIGHTING 3</strong></u><br>Plataformas: Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD<br>Editora: SNK<br>Lan&ccedil;amento: 1996<br>Temos aqui o primeiro jogo da SNK a utilizar a tecnologia de captura de movimentos nos personagens. Os gr&aacute;ficos haviam melhorado bastante em rela&ccedil;&atilde;o aos anteriores e os personagens jog&aacute;veis eram quase todos in&eacute;ditos - com excess&atilde;o de Ryo e Robert. O estilo do game e a jogabilidade continuavam no mesmo estilo, s&oacute; que bem melhorados. Yuri Sakazaki, a irm&atilde; de Ryo, aparece no game apenas como parte do enredo. O novo visual de Robert passou a ser utilizado em <em>King of Fighters 96</em>.<p/><u><strong>18. THE KING OF FIGHTERS 97</strong></u><br>Plataformas: Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, PlayStation, PlayStation 2, Sega Saturn<br>Editora: SNK<br>Lan&ccedil;amento: 1997<br>Considerado por muitos como o melhor game da franquia, <em>The King of Fighters 97</em> foi sem d&uacute;vidas um enorme sucesso. Os gr&aacute;ficos mantiveram o padr&atilde;o do anterior, que j&aacute; era melhor do que os dois primeiros. T&iacute;nhamos ainda novos personagens e um novo sistema de especial, onde o jogador poderia acumular tr&ecirc;s barras e soltar um especial mais forte. N&atilde;o era mais poss&iacute;vel carregar a barra segurando os bot&otilde;es como antes. Ele apresentava um enredo excelente e foi o final da saga Orochi, que se iniciou no <em>King of Fighters 95.</em><p/><u><strong>19. STREET FIGHTER III</strong></u><br>Plataformas: Arcade, Dreamcast<br>Editora: Capcom&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;&nbsp;&nbsp;<br>Lan&ccedil;amento: 1997<br>Ap&oacute;s seis anos do lan&ccedil;amento de <em>Street Fighter II, </em>a Capcom lan&ccedil;ou <em>Street Fighter III,</em> contendo novos personagens e apenas dois velhos conhecidos: Ryu e Ken. O game utilizava uma nova tecnologia, que possibilitava gr&aacute;ficos 2D mais bem elaborados e melhor mec&acirc;nica de jogo. Era uma continua&ccedil;&atilde;o direta de <em>Street Fighter II</em>, Ryu e Ken j&aacute; estavam mais experientes e Chun Li foi incorporada depois, j&aacute; que tivemos duas sequ&ecirc;ncias denominadas 2nd Impact e 3rd Strike. Em ambas as vers&otilde;es, novos personagens foram adicionados.<p/><u><strong>20. SOULCALIBUR</strong></u><br>Plataformas: Arcade, Dreamcast<br>Editora: Namco<br>Lan&ccedil;amento: 1998<br><em>Soulcalibur </em>era a sequ&ecirc;ncia de <em>Soul Edge</em> lan&ccedil;ada no PlayStation, dois anos antes. Foi lan&ccedil;ado originalmente em 1998 para os arcades e, no ano seguinte, para o Dreamcast, com gr&aacute;ficos melhorados. <em>Soulcalibur </em>teve o retorno de personagens de <em>Soul Edge</em>, assim como outros novos. A hist&oacute;ria girava em torno da m&iacute;stica espada denominada Soul Edge, que estava em poder de Cervantes de Leon, da Espanha. O clima do game era belo, e os personagens eram &uacute;nicos, cada um com suas habilidades e armas.<p/>(Thiago &Aacute;vila)<p/>Veja tamb&eacute;m a .<p/>&nbsp;<p/>&nbsp;<p/>
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